Poluição do Solo
(Imagem: cebrac.com.br)
A poluição do solo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e flora), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública.
A poluição do solo pode ter várias causas, mas uma das principais é o uso de produtos químicos na agricultura. Esses produtos químicos são prejudiciais às formas de vida microbiológica presentes no solo, alterando de forma drástica sua composição.
Já nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, são uma das principais causas dessa poluição. Além do lixo orgânico, há o lixo hospitalar, industrial o eletronico, as embalagens de plástico e de papel, latas, garrafas etc. Que se acumulam na natureza. esses lixos, mesmo quando não tóxicos, com o tempo acabam vazando um material que se da o nome de “chorume” contaminando a terra e a água do lençol freático.
A disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume.
O solo é composto por quatro partes: ar, água, matéria orgânica e mineral. Estes se misturam uns com os outros. A matéria orgânica se mistura com a água e a parte mineral e o ar fica guardado nos poros do solo, onde também fica a água. São destes poros que as raízes das plantas retiram o ar e a água que necessitam.
Diante de toda a problemática que envolve a contaminação do solo, merece esse assunto maior atenção governamental na aplicação e implementação de leis rígidas em defesa da preservação ambiental, não esquecendo do dever da população e também de se educar a mesma que agindo corretamente ameniza em muito os problemas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário