Banner

domingo, 11 de janeiro de 2015


Poluição do Ar

Alta concentração de poluentes no ar de Pequim, 
China (Foto: Lintao Zhang/Getty Images) 

Com o início da Revolução Industrial primeiramente na Inglaterra em meados do século XVIII, foi crescendo significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral emitia na atmosfera, toneladas de poluentes. Com isso, o ser humano teve que conviver cada vez mais com o ar poluído. Cidades como Tóquio, Pequim, Nova York e São Paulo estão na lista das mais poluídas do mundo. Nova Délhi, capital da Índia, é oficialmente definida com a pior qualidade de ar do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. O ar poluído aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes)  podendo causar sérios problemas ao homem como intoxicações, alergias etc. E a outros seres, portanto, ele impróprio é nocivo. 

Os  principais poluentes de hoje, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases da queima de combustíveis fosséis , como: monóxido de carbono (CO); dióxido de nitrogênio (NO2); dióxido de enxofre (SO2); hidrocarbonetos. Umas das  consequências desses poluentes é o aquecimento global e a chuva ácida.

Além dos poluentes mencionados e dos problemas citados, existem muitas outras substâncias e consequências ao meio ambiente como o constante desmatamento influenciando em muito na qualidade do ar,  biodiversidade etc. E consequentemente, a saúde de todos.






 

Nenhum comentário :

Postar um comentário