Banner

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Amazônia sem Proteção


Na região norte do Brasil, está localizada a Floresta Amazônica, cujo clima equatorial, quente e com altos níveis de umidade do ar, influencia as chuvas em outras regiões do país.  Dentro da Floresta Amazônica existe espécies extraordinárias do nosso planeta, vegetais, peixes, pássaros, insetos, microrganismos, etc.

Mais infelizmente, Os impactos ambientais são desequilíbrios existentes na Amazônia causados pelo encontro do homem com a natureza. A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade, por causa da diminuição ou, mesmo, da extinção de espécies vegetais e animais.  Também contribuindo para a poluição da água, do ar, das chuvas ácidas, do efeito estufa e a comercialização ilegal de madeiras nobres.

O potencial econômico que existe na floresta contribui para sua degradação principalmente como o extrativismo vegetal: extração do látex, coletas de castanhas e de guaraná e a derrubada de árvores para comercialização da madeira e para dar lugar aos pastos para criação de gado e plantações. 

A Organização Não-Governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou um estudo denunciando o aumento de 191% na destruição da floresta amazônica, somente nos meses de agosto e setembro de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013.

E porque uma área com o valor inestimável não é protegida como deveria ser ? Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos a Amazônia estará totalmente desmatada. É necessário medidas rígidas e não só discursos bonitos dos nossos “representantes” eleitos para o bem da humanidade, que necessita da natureza para sobreviver.

Nenhum comentário :

Postar um comentário