Efeito Estufa
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está se intensificando de uma forma não natural e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
Muitas pessoas pensam que o efeito estufa é algo ruim, mais ele é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir o esfriamento da Terra em grande escala, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, as variedades de vidas não seriam tão ricas como são.
A energia luminosa solar (radiação infravermelha) que chega ao planeta Terra é divida: uma parte é refletida rapidamente de volta ao espaço, ao chegar o topo da atmosfera terrestre; a outra é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Na superfície do planeta fica mais da metade da radiação por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa, que funcionam como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que essa parte escape de volta para o espaço.
Entretanto, o efeito estufa se torna um problema que se pode tornar catastrófico quando é agravado. o que, por sua vez, é causa do fenômeno conhecido como aquecimento global. Ocorrem, principalmente, em função do enorme aumento das emissões de gases de efeito estufa pelas atividades humanas.
Os principais gases que intensificam o efeito estufa são o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2, 60% das emissões), o metano (CH4), os hidrofluorocarbonos (HFC), o protóxido de nitrogênio (N20), o cloro-flúor-carboneto (CFC), o perfluorocarbono (PFC) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
Umas das coisas que aumenta o efeito estufa é o desmatamento, as árvores, removem o dióxido de carbono da atmosfera e, assim, ajudam a diminuir a concentração desse gás, que é o principal causador do efeito estufa. O sequestro de carbono é ainda maior na fase de crescimento da planta. O Brasil contribui em muito com o desmatamento, como o da Amazônia e da Mata Atlântica.
Nenhum comentário :
Postar um comentário