Banner

sábado, 24 de janeiro de 2015

Ilhas de calor.


Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre a elevação da temperatura principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Se comparado a uma zona rural, a temperatura média destas cidades costuma ser mais elevada.

Esse fato é explicado pela redução das áreas verdes, pavimentação das ruas, poluição atmosférica que intensifica o efeito estufa e a construção de grandes aglomerados urbanos barrando a passagem do vento e que refletem a luz e a radiação solar. Entre outros fatores que contribuem para o aumento de calor na superfície. 

A hora da maior diferença de temperatura entre áreas urbanas e rurais acontece ao anoitecer, porque a área rural resfria mais rápido do que a urbana, essa ao receber os efeitos do Sol no asfalto e construções de concreto e etc, fica com o calor retido por muito mais tempo. Mais isso não inibe a diferença de temperatura também em outros períodos do dia.

Em um dia de grande calor, a diferença do asfalto para a grama pode ultrapassar os 10ºC com facilidade. No asfalto, a radiação solar é convertida em ondas de calor que ficam armazenadas, em grande parte do dia, sendo liberado a noite.

A preservação de áreas verdes e Medidas para diminuir a poluição do ar  ajudam em muito na redução das ilhas de calor.





Nenhum comentário :

Postar um comentário