Lixo na Praia
É chegado o verão, praias e lagoas ficam sujas por toda parte. Latinhas de bebidas, garrafinhas de água, e todo tipo de micro-lixo como canudinhos, papel de balas, etc... são espalhados por todas as partes. Geralmente nessa época do ano, costuma-se fazer piqueniques a beira das lagoas e na própria areia da praia porém, a falta de educação ambiental, domina. É mais que nosso dever, levar as sobras de alimentos e o lixo, conosco até um local adequado, onde então serão recolhidos corretamente.
Umas das consequências são para os animais aquáticos. Quando esse lixo é jogado ou chega até o mar através das marés e o vento, as tartarugas marinhas confundem-nas com algas e águas vivas principalmente o plástico e as comem, as asfixiando na tentativa de engolir. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem.
Alem disso, acarreta na contaminação da água e da biota marinha através da liberação de contaminantes adsorvidos aos plásticos, causando impactos em nível populacional. Como a redução dos estoques pesqueiros com a contaminação de peixes e outros organismos que fazem parte da alimentação humana.
É evidente a importância da educação ambiental para que as pessoas hajam de modo responsável, conservar o ambiente saudável no presente e no futuro; sabendo respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade e principalmente o meio ambiente. Sendo responsável do cuidado do meio em que vivem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário