Banner

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

As Abelhas estão Desaparecendo?


"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana." disse Albert Einstein. Concordaram Isaac Newton, Malthus; e estudos comprovam.

As abelhas estão cada vez mais sumindo. Nos Estados Unidos, mais de 60% das populações de abelhas desapareceram em 24 estados.  Tendo  várias consequências no equilíbrio natural. Em algumas regiões da Europa foi registrado o sumiço de até 80% da população de abelhas. Deixando colmeias vazias e um cenário assustador.

Os desequilíbrios ambientais se deve a, uma vez que as abelhas são responsáveis por mais de 90% da polinização da Terra e, de forma direta ou indireta, por 65% dos alimentos consumidos pelos seres humanos. 

A morte das abelhas se deve ao aquecimento global? Ou a pesticidas  que começaram a ser usados há duas décadas? Ou outros fatores a serem estudados? Há varias opiniões sobre o colapso, enquanto isso, o fenômeno só tem piorado os apicultores denunciam perdas mais graves ano após ano.

Apesar de outras causas serem apontadas, muitos indicam que os agrotóxicos  estão entre os três principais causadores do desaparecimento de abelhas no Brasil. O que não deve ser diferente em outros lugares, eles matam os insetos imediatamente após a aplicação ou afetam seu sistema sensor, fazendo com que ele não consiga retornar à colmeia, enfraquecendo o enxame. 

Habitantes da Terra há milhões de anos, as abelhas são um dos sistemas mais importantes de suporte à vida, e revelam a íntima interdependência entre os reinos animal, vegetal e humano.  E por incrível que pareça para alguns, Einstein parecia prever o futuro risco de destruição das abelhas com a “burra” evolução de alguns tipos de tecnologias agrícolas. As abelhas lutando pela sua sobrevivência, automaticamente estarão lutando pela nossa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário