Banner

domingo, 28 de dezembro de 2014

Etapas do Tratamento de Água


O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. A água pode estar contaminada ou poluída.

Contaminação = existência de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu, como microorganismos e vermes provocando doenças. Exemplo: esquistossomos (verme que provoca a esquistossomose).

Poluição = existência de substâncias tóxicas em excesso. Exemplo: cádmio e mercúrio.

1. Captação da água
A água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema.

 2. Coagulação
Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma fortíssima agitação da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar. 

3. Floculação
Em tanques de concreto, com a água em movimento, as partículas em suspensão na água reagem com o coagulante formando flocos maiores. 

4. Decantação
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade se depositando no fundo do tanque.

5. Filtração
A água passa por várias camadas filtrantes formadas por pedras, areia e carvão antracito onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas.
Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida.

6. Desinfecção.
A adição de elementos químicos é necessária para desinfetar a água que está, até então, fisicamente limpa. É   utilizado o produto desinfetante (cloro) para eliminação dos organismos patogênicos causadores de doenças como a cólera, a hepatite e verminoses.  

7. fluoretação
A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária. O flúor é aplicado na água usando como produtos fluossilicato de sódio ou ácido fluossilícico. 
A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto.

8. Reservação
A água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição.

9. Bombeamento
A água armazenada em reservatórios , através de canalizações, segue para a cidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário