Adubo com o que você jogaria fora
Quem tem um jardim ou uma horta sabe a necessidade de um bom adubo para que as plantas venham crescer fortes e saudáveis. No mercado encontramos as mais variadas marcas e tipos, desde os químicos, que acabam fazendo mal para a nossa saúde, até os orgânicos, que são as melhores opções, apesar de serem mais caros.
Mas que tal fazer um adubo na sua própria casa, além de econômico, você utiliza produtos que normalmente iria descartar, deixando o seu jardim ou horta saudável. Trouxemos aqui algumas ideias para você fazer o seu próprio adubo.
Cascas de bananas
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo descartada logo após o consumo da fruta. O que poucos sabem é que a casca da banana pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e vistosa, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Para isso, basta cortar algumas cascas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.
Cascas de vegetais
As cascas de pepino, cenoura, inhame, abóbora, batata, entre outros também é um excelente adubo caseiro. Corte-as em cubinhos e distribua-os nos vasos. Podem ainda ser espalhados em canteiros e jardineiras. Os legumes são ricos em vitaminas e são excelentes para nutrição e estética das plantas.
Folhas e flores que caem das árvores servem como adubo natural
A compostagem, é a transformação de restos de comida em adubo, uma forma de diminuir o lixo orgânico e cuidar melhor de suas plantas.
Se você tem um jardim ou quintal, tente deixar as folhas e flores ou pelo menos algumas que caem das árvores no solo mesmo. O acúmulo desse material orgânico servem como fertilizante natural para o terreno. É que esse material vai se decompor com o tempo e os nutrientes vão retornar ao solo e alimentar as plantas do seu jardim.
Muita gente tem o hábito de juntar esse monte de folhas e flores num canto e depois acaba ateando fogo. Isso causa poluição e empobrece o solo. Usando a natureza a seu favor as recompensas serão bem naturais.
Nenhum comentário :
Postar um comentário