Banner

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Energias Renováveis


As fontes de energia renovável são aquelas em que os recursos naturais utilizados são capazes de se regenerar em pequena escala de tempo, ou seja, são considerados inesgotáveis, diferente de fontes não - renováveis como o petróleo que demora milhares de ano para se renovar.

Energia Solar: A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para funcionamento de lâmpadas, aquecimento do ambiente ou de água, etc.

Energia Eólica: A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores.

Energia Hídrica: Energia Hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é principalmente obtida através de centrais hidroelétricas, que estão associadas a barragens de pequena e média capacidade, que represam a água dos rios.

Energia Geotérmica: Energia geotérmica ou energia geotermal é o nome dado ao processo de obtenção de energia a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra. Esse tipo de energia existe desde os princípios do mundo, abaixo da crosta terrestre existe um tipo de rocha líquida que é mais conhecida pelo nome de magma. Que vem a superfície da terra por fendas e vulcões.  Esse tipo de energia já está sendo estudada em vários países, mais a energia geotérmica   não é encontrada em todos lugares sendo ainda restrita.

Biomassa: É uma forma indireta de aproveitamento da luz solar ocorrendo a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos.  É uma constituição de substâncias de origem orgânica, animal ou vegetal que entrando em decomposição geram gases que são transformados em energia por meio de combustão.

Energia das Marés: A energia das marés ou energia maremotriz, é aquela gerada a partir do potencial energético contido no fluxo das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial aproveitando as alterações de nível das marés, através de barragens que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário