Banner

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Caatinga.


A caatinga, é o único bioma exclusivamente brasileiro. Ou seja, não é encontrado em nenhuma outra região do planeta. Ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional.  Estando presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais.

É uma região com o clima semiárido e é a mais rica em fauna e flora do planeta, contêm espécies que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo. Quando uma espécie só é encontrada em uma parte do mundo se da o nome de espécie endêmica e a Caatinga é rica nisso.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fauna da Caatinga abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Já na flora , 932 espécies ocupam os solos da Caatinga, das quais 318 são endêmicas. Porém, esses dados foram o registrado, estima-se que haja muito mais espécies a se descobrir.

Preá, corrupião, onça-parda, Veado-catingueiro, Sapo-cururu, Ararinha-azul, são exemplos da fauna da Caatinga. 
Ipê roxo, cumaru, a carnaúba, aroeira,  caroá,  mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão são exemplos da flora da Caatinga.

Mais infelizmente, segundo o ministério do Meio ambiente (MMA) o bioma tem sido muito desmatado, já chegando a 46% da área do bioma. O desmatamento mais recente do bioma está ligado a exploração ilegal de madeira para produção de carvão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário