Banner

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mata Ciliar 



A mata ciliar é exatamente a mata ou outro tipo de cobertura vegetal nativa que fica na margem dos mananciais, rios, lagos, olhos d´água e represas. É responsável por proteger os cursos d’água do assoreamento, obstrução de alguns trechos do rio pelo aumento no volume de terra e etc. 

O nome de “ mata ciliar”  surgiu da comparação entre a proteção dos cílios aos olhos e o papel protetor das matas ciliares quanto aos corpos d’água. 

A retirada ou a degradação de matas ciliares causa um grande impacto  a os corpos d’água. um grande exemplo são sua raízes que trabalham para deixar o solo mais firme, retirando essas matas intensifica processos  erosivos nas margens dos rios e da mesma forma processos de assoreamento, fazendo com que o rio se alargue e por consequência a diminuição da profundidade. Sem ela, a erosão das margens também levaria terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar que é  essêncial para alguns organismos que vivem nos rios que servem de alimento aos peixes.

As matas ciliares Também ajudam a estabilizar a temperatura das água. Essas matas são muito ricas em biodiversidade algumas espécies fazem ali seu abrigo e podem tirar  seu alimento.

Essas áreas também possibilitam que as espécies se desloquem, se reproduzão e tantas outras coisa smais. Ou seja, as  matas ciliares são de total importância para que se mantenha o equilibrio do ecossistema. Dando uma enorme contribuição.  

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ecótono

(imagem:guiadoviajante.com)

Ecótono é uma região de contato entre dois biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas. No ecótono a biodiversidade se faz muito rica , pois nela se encontram espécies de ambos os biomas.

Exemplos de ecótono: 

Encontro de Campo/ floresta.  
Rio/mar.
Montanha/planície.

Ecótonos no Brasil: 

Um estudo do (IBAMA) determinou os três principais ecótonos no Brasil: o Cerrado-Amazônia, que representa 4,85 % do território brasileiro; o Caatinga-Amazônia, que corresponde a 1,7%; e o Cerrado-Caatinga, com 1,3%. 

Estudar estes habitats tão únicos pode responder grandes perguntas como a  capacidade de adaptação de cada espécie. 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Meio Ambiente


De acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente, Lei n° 6.938/1981, em seu artigo 3°, entende-se por: 

I) meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

Já segundo o Segundo o Dicionário Aurélio:

Meio ambiente. 1. O conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos. 

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente como: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. 

Ou seja, o meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes. 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Caatinga.


A caatinga, é o único bioma exclusivamente brasileiro. Ou seja, não é encontrado em nenhuma outra região do planeta. Ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional.  Estando presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais.

É uma região com o clima semiárido e é a mais rica em fauna e flora do planeta, contêm espécies que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo. Quando uma espécie só é encontrada em uma parte do mundo se da o nome de espécie endêmica e a Caatinga é rica nisso.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fauna da Caatinga abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Já na flora , 932 espécies ocupam os solos da Caatinga, das quais 318 são endêmicas. Porém, esses dados foram o registrado, estima-se que haja muito mais espécies a se descobrir.

Preá, corrupião, onça-parda, Veado-catingueiro, Sapo-cururu, Ararinha-azul, são exemplos da fauna da Caatinga. 
Ipê roxo, cumaru, a carnaúba, aroeira,  caroá,  mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão são exemplos da flora da Caatinga.

Mais infelizmente, segundo o ministério do Meio ambiente (MMA) o bioma tem sido muito desmatado, já chegando a 46% da área do bioma. O desmatamento mais recente do bioma está ligado a exploração ilegal de madeira para produção de carvão.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Alecrim


Nome Científico: Rosmarinus officinalis

Origem: Litoral do mediterrâneo, os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para o português é “orvalho do mar.”

Alguns nomes populares: alecrim, alecrim-de-cheiro, alecrim-da-horta, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarinho, alecrinzeiro, libanotis, erva-da-graça.

Propagação/plantio: O alecrim propaga-se por estacas ou sementes. A estaquia  deve ter cerca de 15cm, num local com bastante luminosidade, mas sem o impacto do Sol diariamente. A germinação pode demorar um pouco.

Família: Lamiaceae

Combate o stress: Contém ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso. Além de estimular o cérebro e a memória.

Usos: Combate as dores musculares, ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo, pode ser usado também como inseticida, o óleo do alecrim é usado pelas perfumarias, tempero para carnes, peixes, linguiças, aves, carne de porco, salsichas e batatas assadas, etc. Dentre outros usos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ação antrópica.


Impacto Ambiental de acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA 001/86, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.

Atividades humanas destrutivas como a poluição, desmatamento, caça predatória, exploração industrial e comercial, introdução de espécies invasoras têm causado perturbações graves nos ecossistemas em todo o planeta.

Quando o impacto é gerado pelas atividades humanas se dá o nome de “ação antrópica.”

Exemplos: 

Transportes: desvio de cursos de água superficial na construção de estradas.

Agricultura: Conversão de florestas em campos de cultivo e pastagens incluindo práticas de corte e queima.

Uma vez que todos os compartimentos de um ecossistema estão interligados, qualquer perturbação em um deles afetará muitos outros.

Isto significa que perturbações aparentemente pequenas podem ter consequências desastrosas e imprevisíveis para o ecossistema.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Babosa


Nome científico: Aloe Vera.

Origem: África.

Nome popular: Babosa, Aloe.

Propagação: É por meio da técnica vegetativa. (Que é o uso de partes da planta, folhas, caules e raízes). Folhas e rebrotos pegam bem em terra fofa. Introduza no solo que logo estarão crescendo, quando forem os rebentos da planta-mãe e com raiz desenvolverão com mais facilidade.

Família: Liliaceae. 

Cultivo: O cultivo da planta não requer muito trabalho, dispensa muita irrigação. O principal cuidado é com as ervas daninhas que é os matos que crescem em volta, devem ser retirado para não comprometer o rendimento da planta.

Usos : A babosa (aloe vera) é uma planta medicinal antimicrobiana com várias propriedades, que pode ajudar a tratar queimaduras, curar feridas, picada de insetos, pele rachada, e também é muito utilizada na produção de cosméticos como cremes antirrugas, corporais, shampoos, dentre outras utilidades.