Banner

quarta-feira, 4 de março de 2015

Estrela-do- Mar – Algumas Curiosidades


As estrelas-do-mar constituem um grupo particular de animais, presentes em quase todas as costa dos mares do mundo inteiro . Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos.

A  maioria das espécies têm cinco braços, no entanto há algumas que chegam a ter 40, o que significa que o número de braços varia de família para família. 

Há cerca de 1.800 espécies de estrela-do-mar, as estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, podem realizar autotomia, ou seja, a recuperação de um braço perdido, como também a regeneração de um braço cortado, que pode formar nova estrela do mar. 

Alimenta-se de moluscos, crustáceos, esponjas, corais e até de ouriços. Em muitas regiões Quando pega uma presa, normalmente um molusco, ela coloca para fora o seu estômago, mata a presa com seus sucos digestivos, a digere e retrai novamente o estômago para a posição original.

A reprodução das estrelas-do-mar pode acontecer por meio de fecundação externa ou pela divisão do corpo que resulta em novos exemplares. Na fecundação dos ovos, os filhotes se desenvolvem a partir de larvas. 

Já na assexuada, ocorre quando uma estrela se fragmenta, voluntariamente ou não, perdendo um dos seus braços com parte do disco central, a estrela-do-mar “mãe” tem a capacidade de regenerar o braço perdido, e o braço perdido tem a capacidade de originar uma nova estrela-do-mar. 

Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário