Banner

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ciclo da água


Em nosso planeta, a água pode ser encontrada em seus vários estados: sólido, líquido e gasoso.

O ciclo da água tem seu início na evaporação das águas oceanos, mares, rios, ribeiras, lagos e etc. Essa evaporação se dá por causa do calor provocado pelo Sol e pela ação dos ventos, transformando a água dos estado líquido para o gasoso.

Até mesmo a toalha que nos enxugamos e a roupa que lavamos, passa por esse mesmo processo, quando penduramos esses tecidos no varal.

Evapotranspiração: é a perda de água do solo por evaporação e perda de água da planta por transpiração. A evapotranspiração  nada mais é que a soma destes dois fenômenos, fundamentais ao ciclo da água.

Condensação: é a transformação do vapor d' água em água líquida (com a criação de nuvens e nevoeiro)

Precipitação: Após condensada e formado as nuvens, acontece a precipitação na direção da superfície terrestre. Formando o retorno da água retida na atmosfera, através da chuva, neve, granizo ou nevoeiro.

Infiltração: Infiltra e percola no solo, podendo formar aquíferos, nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.

Escoamento: A água que que é precipitada sobre o planeta tem diferentes destinos. Como reservatórios de água, rios, lagos e oceanos.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Educação Ambiental


"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º. 

Processo de aprendizagem e comunicação de problemas relacionados à interação dos homens com seu ambiente natural. É o instrumento de formação de uma consciência, através do conhecimento e da reflexão sobre a realidade ambiental. 
FEEMA/ Assessoria de Comunicação, informação pessoal, 1986). 

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, são princípios e objetivos da Educação Ambiental:
I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
III - o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
IV - a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
V - a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
VI - a permanente avaliação crítica do processo educativo;
VII - a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
VIII - o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

A educação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que possa contribuir para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Estrela-do- Mar – Algumas Curiosidades


As estrelas-do-mar constituem um grupo particular de animais, presentes em quase todas as costa dos mares do mundo inteiro . Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos.

A  maioria das espécies têm cinco braços, no entanto há algumas que chegam a ter 40, o que significa que o número de braços varia de família para família. 

Há cerca de 1.800 espécies de estrela-do-mar, as estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, podem realizar autotomia, ou seja, a recuperação de um braço perdido, como também a regeneração de um braço cortado, que pode formar nova estrela do mar. 

Alimenta-se de moluscos, crustáceos, esponjas, corais e até de ouriços. Em muitas regiões Quando pega uma presa, normalmente um molusco, ela coloca para fora o seu estômago, mata a presa com seus sucos digestivos, a digere e retrai novamente o estômago para a posição original.

A reprodução das estrelas-do-mar pode acontecer por meio de fecundação externa ou pela divisão do corpo que resulta em novos exemplares. Na fecundação dos ovos, os filhotes se desenvolvem a partir de larvas. 

Já na assexuada, ocorre quando uma estrela se fragmenta, voluntariamente ou não, perdendo um dos seus braços com parte do disco central, a estrela-do-mar “mãe” tem a capacidade de regenerar o braço perdido, e o braço perdido tem a capacidade de originar uma nova estrela-do-mar. 

Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar. 

domingo, 1 de março de 2015

Nicho Ecológico


O nicho ecológico  é um conjunto de condições em que o indivíduo  vive. suas relações com o ambiente, seu tipo de reprodução, sua alimentação, seus hábitos, seus predadores naturais, sua forma de predar, entre outras características. Ou seja, suas relações ecológicas. 

Nicho, em ecologia, é o conjunto de atividades que uma determinada espécie desempenha, como suas estratégias para sobrevivência, como obtém abrigo, etc. 

"O lugar de uma espécie na comunidade, em relação às outras espécies, o papel que desempenha um organismo no funcionamento de um sistema natural" (Goodland, 1975). 

Muitos pesquisadores gostam de concluir da seguinte forma: o habitat é o endereço de um ser vivo, enquanto o nicho é a sua profissão. 

Então, podemos concluir que nicho ecológico  é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive. Ou seja, o modo de vida de cada espécie no seu habitat.